Análise: Mesut Ozil x Mario Gotze em números

Dois maestros alemães são peças-chave no setor criativo dos seus respectivos clubes e fazem parte de um fantástico meio-campo da seleção nacional. Os camisas 10 de Borussia Dortmund e Real Madrid ocupam os espaços entre as linhas, causando estragos entre a meia-cancha e a defesa dos adversários. Eles criam oportunidades para os companheiros e até ajudam com gols de vez em quando.

Com a semifinal da Liga dos Campeões bem encaminhada a favor do Borussia Dortmund após a grande vitória por 4 a 1 obtida na Alemanha, o Toca e Passa traz algumas estatísticas de destaque envolvendo a dupla que voltará a se enfrentar hoje com papéis importantíssimos dentro do esquema tático de seus clubes.

Idade:
Özil: 24 (nascido em 15 de outubro de 1988)
Götze: 20 (nascido em 3 de junho de 1992)

Mario Götze estreou na seleção alemã em 2010 como o jogador mais jovem a defender o selecionado desde o inesquecível Uwe Seeler. Ao balançar as redes contra o Brasil em agosto de 2011, com apenas 19 anos e 68 dias, também igualou o recorde de artilheiro mais jovem da seleção da Alemanha pós-guerra. Assim como Götze, Özil também passou por todas as categorias de base antes de jogar pelo selecionado principal.

Curiosamente, ao entrar em campo para estrear em 2010, Mario Götze (justamente com Andre Schurrle, que entrou no mesmo momento) foi também o primeiro jogador nascido na Alemanha reunificada a defender o país.

Títulos nacionais:
Özil: 4
Götze: 3

Özil ganhou o seu primeiro, e até hoje único título de uma liga nacional ao vencer oCampeonato Espanhol em 2012, na sua segunda temporada com o Real Madrid. Também com os merengues ele já havia ganhado a Copa do Rei e a Supercopa. Nos quatro anos no seu país natal, o meia levantou apenas uma taça: a da Copa da Alemanha com o Werder Bremen em 2009. Na verdade, Özil foi vice-campeão várias vezes: perdeu cinco finais de copas nacionais e terminou em segundo lugar no campeonato nacional em duas oportunidades (uma com o Real Madrid e outra pelo Schalke).

Por sua vez, Götze já venceu dois títulos nacionais com o Borussia Dortmund e conseguiu ainda uma dobradinha em 2012, ganhando também a Copa da Alemanha. Ambos tiveram grande sucesso em 2009 com a seleção. Götze foi campeão do Europeu Sub-17, e Özil ganhou com aAlemanha o título continental na categoria sub-21.

Soma de gols e assistências na Liga dos Campeões da Europa 2012/203:
Özil: 5 (1 gol, 4 assistências) (632 minutos em campo) 
Götze: 7 (2 gols, 5 assistências) (873 minutos em campo)

Götze pode ter ajudado a marcar mais gols para o seu time, mas os números da dupla são muito semelhantes quando levamos em conta o tempo que cada um ficou em campo. Özil jogou apenas dez horas e meia na Liga dos Campeões desta temporada, enquanto Götze esteve em campo por quase 15 horas. Özil contribui com um gol ou assistência a cada 126 minutos, enquanto a média de Götze é de participação em um gol a cada 124 minutos.

Quase todos os gols e assistências de Özil nesta Liga dos Campeões ocorreram contra o Dortmund. O craque do Real Madrid deu três passes e anotou um tento contra a equipe alemã na fase de grupos. Götze, por sua vez, guardou forças para os mata-matas e deu uma assistência na semifinal da semana passada, quando Özil nem balançou as redes, nem deu passe para gol.

Valor total das transferências:
Özil: 23 milhões de euros
Götze: 37 milhões de euros

Götze detém o recorde de jogador mais caro da história do futebol alemão. A notícia da transferência para o Bayern saiu poucos dias antes de o Borussia vencer o Real Madrid e dar um passo importante rumo a uma possível final contra o próprio time de Munique. Pep Guardiola, contratado para treinar o Bayern a partir da próxima temporada, elegeu o jogador da equipe de Dortmund como o seu maior alvo e conseguiu contratá-lo após as duas equipes chegarem a um acordo por um valor estimado em 37 milhões de euros.

A transferência de Özil do Werder Bremen para o Real Madrid em 2010 também envolveu valores significativos. A negociação por 18 milhões de euros foi, à época, a segunda mais cara de um jogador alemão. Anteriormente, Özil já havia saído do Schalke para o Werder por 5 milhões de euros.

Ozil e Gotze juntos pela seleção alemã
Partidas disputadas juntos pela Alemanha:
16: (amistosas: 7, por competições: 9)

Desde que Mario Götze estreou pela seleção, em novembro de 2010, a Alemanha disputou 30 partidas. 
Özil e Götze jogaram juntos apenas 16 vezes, o que significa que ambos atuaram em conjunto em pouco mais da metade dos jogos realizados pela seleção. Desde a Euro 2012, o técnico da seleção Joachim Löw passou a utilizar ambos com mais frequência — dos nove jogos disputados pelos alemães após a eliminação, em seis eles jogaram lado a lado.

Özil deixou o futebol alemão justamente enquanto Götze era revelado pelo Borussia Dortmund. Götze fez apenas cinco jogos na Bundesliga 2009/10, nenhum deles contra o Werder Bremen, clube que Özil defendia na época. Isso significa que as únicas vezes em que ambos se enfrentaram foram justamente nos duelos válidos pela Liga dos Campeões desta temporada.

Média de gols por jogo na seleção alemã:
Özil: 14 gols em 46 jogos (0,30 gol por jogo)
Götze: 5 gols em 24 jogos (0,21 gol por jogo)

Joachim Löw está tentando encontrar um lugar para os dois atuarem juntos pela seleção, mas, quando o assunto é apenas a média de gols por jogo, Mesut Özil parece ser um jogador mais valioso para o técnico da Alemanha.

Por outro lado, Özil começou 43 dos 46 jogos que disputou pela seleção (93%) desde 2009, enquanto Götze iniciou apenas dez partidas das 24 que já jogou (42%). Isso significa que Götze esteve em campo bem menos tempo. Analisando por essa perspectiva, ele fez um gol a cada 222 minutos, enquanto a média de Özil é de um a cada 259 minutos.

Com informações de Fifa.com

Postagens mais visitadas deste blog

ESPN e Disney Plus forçam o fã de Premier League no Brasil à pirataria

Luiz Adriano afirma desejo de voltar ao Brasil