As maiores contratações da história valeram a pena?
As vezes paramos para pensar: será que todo o dinheiro gasto com contratações milionárias valem mesmo a pena? Os jogadores realmente correspondem ao esforço do clube para contratá-los? Pois então, analisei as cinco maiores transferências da história para ver se adiantaram de alguma coisa, ou foram um total fracasso. Segue a lista:
1º - Cristiano Ronaldo
Manchester United para o Real Madrid
Ano: 2009
Custo: 94 milhões de euros
Quando foi para o time merengue, tinha acabado de ser eleito melhor jogador da FIFA, superando o argentino Lionel Messi e o brasileiro Kaká. No Manchester United já era um jogador que quando estava em campo, a torcida ficava mais confiante em um resultado positivo de seu time. Com certeza valeu a pena todos os euros que o Real Madrid pagou ao clube inglês, pois apesar de não ter vencido nenhum título de expressão além da LIGA BBVA 2011/12, tem uma média de 1 gol por jogo. Feito que poucos conseguiram na história do futebol.
2º - Zinedine Zidane
Juventus para o Real Madrid
Ano: 2001
Custo: 73,5 milhões de euros
Mais um jogador merengue na lista. Fez um grande sucesso no Real, fazendo um trio poderoso ao lado Figo (que está na lista) e Ronaldo. Atuando no time de Madrid, venceu a UEFA Champions League de 2002, Supercopa da Espanha em 2001 e 2003, Supercopa Europeia em 2002, Copa Intercontinental em 2002 e o Campeonato Espanhol de 2003.
3º - Zlatan Ibrahimovic
Inter de Milão para o Barcelona
Ano: 2009
Custo: 69,5 milhões de euros
Ibrahimovic chegou ao Barcelona como a contratação mais cara da história do clube catalão, porém, não teve uma passagem de sucesso por lá. Apesar da certeza de que teria uma passagem cheia de títulos e muitos gols, não valeu os 69 milhões mais uma parte dos direitos do camaronês Eto’o. Através de sua autobiografia, ele disse que Pep Guardiola não o apoiava por isso não rendeu como o esperado.
4º - Kaká
Milan para o Real Madrid
Ano: 2009
Custo: 65 milhões de euros
No Milan era um excelente jogador, com ótima visão de jogo, velocidade e arrancada. No time italiano, conquistou a Champions League de 2007, ano em que foi artilheiro e melhor jogador da competição. Mas infelizmente não conseguiu repetir suas boas exibições no Real Madrid. Após uma temporada de fracasso, foi contratado o técnico português José Mourinho que deixa Kaká no banco e não da oportunidade para mostrar que pode jogar bem.
5º - Luis Figo
Barcelona para o Real Madrid
Ano: 2000
Custo: 60 milhões de euros
Luís Figo saiu em uma transferência conturbada do Barcelona para o Real Madrid com status de melhor jogador do mundo. Ele nunca conseguiu repetir esse feito no Real, mas contribuiu com o time galático nas conquistas da Champions League e do Campeonato Espanhol. Devido à troca do clube catalão para o arqui-rival, foi e é odiado até hoje pelos torcedores do Barça.